SOBRE

Eleito o 10º melhor guitarrista do Brasil (Leitores Roadie Crew 2014 e 2020)

"Lembra-se da geração de guitarristas virtuosos lançados pela Shrapnel Records? Então, imagine um disco lançado em 2019 que o leve de volta ao período que revelou ao mundo nomes como Paul Gilbert, Vinnie Moore, Tony MacAlpine, Joey Taffola, Richie Kotzen, Marty Friedman, Jason Becker e muitos outros. Não precisa imaginar, basta escutar Scream of Insanity, primeiro trabalho solo do mineiro Edu Megale, que resgatou aquela época em “um disco com pegada que remete aos ‘shredders’ dos anos 80, com muitas melodias rápidas e consistentes"

 

- Daniel Dutra - Roadie Crew

Nascido em Belo Horizonte, Edu Megale começou a estudar guitarra aos 17 anos e não parou desde então. Fascinado pelo Iron Maiden e pelos solos de Adrian Smith, mais tarde conheceu o guitarrista que serviria como sua maior inspiração, Jason Becker. Então, embarcou numa jornada no mundo musical, praticando por muitas horas todos os dias. No mundo musical, encontrou diversos professores – como Mozart Mello, Edu Ardanuy, Celso Moreira, Matt Warnock, Luis Felipe Sousa e Marcão, entre outros – que influenciaram na sua maneira de tocar. Estudou harmonia, improvisação, violão erudito, jazz e fusion.

24112019-6DMKII-_MG_3963_insta.jpg
 

Em 2009, aos 19 anos, gravou Fog of Madness, seu primeiro álbum com a banda Nickel. No ano seguinte, foi aceito no curso de Violão Erudito do Cento de Formação Artística (Cefar) e passou todo o período aprimorando sua técnica com foco na música erudita. Em 2011, participou com a banda RAM em algumas músicas do álbum Orange Orgio Orbis, vencedor dos prêmios de melhor videoclipe de banda independente e coletânea de Minas Gerais, e rodou o país participando de grandes eventos. À época, além do trabalho como guitarrista, Edu foi convidado para a criação das trilhas sonoras e efeitos para os jogos Inbio Assault e Ninjas Attack. Em 2012, gravou com a banda Cadio, tocou com a cantora de jazz america Holly Holmes e com o guitarrista canadense Matt Warnock, que se tornou seu grande instrutor no meio musical.

Em 2013, juntou-se a Guilherme de Alvarenga no seu projeto solo, D.A.M, com uma sonoridade e proposta bastante profissional e diferenciada, que possibilitou um constante trabalho de evolução do potencial sonoro e técnico no seu instrumento. No ano seguinte, Edu dedicou-se ao music business. Fez dezenas de cursos na área de empreendedorismo, educação musical, negociação, plano de negócios e marketing, em seguida realizando palestras sobre educação musical em uma das melhores faculdades da área educacional. Com o crescimento do D.A.M para todos os lugares do mundo, em centenas de reviews internacionais, incluindo a conceituada revista japonesa “Burrn!”, a banda atraiu a atenção da gravadora japonesa Stay Gold Records, com a qual teve contrato assinado por alguns anos. Neste meio tempo, Edu gravou algumas linhas de guitarra no EP Phantasmagoria (2014), no CD The Awakening (2014) e no EP Premonitions (2016), este uma obra-prima gravada que possibilitou o décimo lugar de melhor guitarrista nacional pelos leitores da revista Roadie Crew. Em seguida, realizou um sonho ao ser convidado para uma jam com um de seus maiores ídolos, o guitarrista Paul Gilbert (Mr. Big).

Ao lado dos companheiros de D.A.M., ministrou diversos workshops em 2015, quando foi lançado o primeiro videoclipe do grupo, Reborn from the Shadows. Todo o trabalho rendeu a realização de mais um sonho: uma jam com o Deus da Guitarra, Steve Vai. No mesmo ano, dividiu o palco com Edu Ardanuy (Sinistra, ex-Dr. Sin). Em novembro, saiu em turnê pela Argentina com o D.A.M, e volta ao Brasil tocou ao lado de Ricardo Confessori (Shaman, ex-Angra) na apresentação do baterista na cidade de Belo Horizonte.

Em 2020, Edu Megale lançou seu primeiro EP solo, Scream of Insanity, que ficou em 17º lugar entre os melhores álbuns de 2020 pelos leitores da revista roadie crew, e pela segunda vez em 10º lugar como melhor guitarrista nacional (2014 e 2020). Lançou o ep, "let´s go" com a banda loss com o clipe da música burn inside tendo o seu lançamento na tv em rede nacional. Em março de 2021 esta previsto o lançamento do segundo clipe da banda, da música "até quando", que conta com a participação do rapper Roger deff.

em 2021 esta previsto o lançamento de mais um single na carreira solo, e também o ep com a mitológica banda de thrash metal, the mist, que conta com a produção do guitarrista alan wallace (eminence, no life on earth). na área acadêmica, prepara seu segundo curso e o primeiro livro sobre técnica na guitarra.

Além da carreira musical, ingressou na equipe de e-sports sg, como manager de counter strike, auxiliando na expansão da marca para o cenário competitivo.