SOBRE

Eleito o 10º melhor guitarrista do Brasil (Leitores Roadie Crew 2014 e 2020)
"Lembra-se da geração de guitarristas virtuosos lançados pela Shrapnel Records? Então, imagine um disco lançado em 2019 que o leve de volta ao período que revelou ao mundo nomes como Paul Gilbert, Vinnie Moore, Tony MacAlpine, Joey Taffola, Richie Kotzen, Marty Friedman, Jason Becker e muitos outros. Não precisa imaginar, basta escutar Scream of Insanity, primeiro trabalho solo do mineiro Edu Megale, que resgatou aquela época em “um disco com pegada que remete aos ‘shredders’ dos anos 80, com muitas melodias rápidas e consistentes"
- Daniel Dutra - Roadie Crew
Nascido em Belo Horizonte, Edu Megale começou a estudar guitarra aos 17 anos e não parou desde então. Fascinado pelo Iron Maiden e pelos solos de Adrian Smith, mais tarde conheceu o guitarrista que serviria como sua maior inspiração, Jason Becker. Então, embarcou numa jornada no mundo musical, praticando por muitas horas todos os dias. No mundo musical, encontrou diversos professores – como Mozart Mello, Edu Ardanuy, Celso Moreira, Matt Warnock, Luis Felipe Sousa e Marcão, entre outros – que influenciaram na sua maneira de tocar. Estudou harmonia, improvisação, violão erudito, jazz e fusion.

Em 2009, aos 19 anos, Edu Megale gravou Fog of Madness, seu primeiro álbum com a banda Nickel. No ano seguinte, foi aceito no curso de Violão Erudito do Centro de Formação Artística (CEFAR), onde aprimorou sua técnica com foco na música erudita.
Em 2011, participou com a banda RAM de algumas faixas do álbum Orange Orgio Orbis, vencedor dos prêmios de Melhor Videoclipe de Banda Independente e Melhor Coletânea de Minas Gerais. Nesse período, percorreu o Brasil tocando em grandes eventos. Além de seu trabalho como guitarrista, foi convidado para criar trilhas sonoras e efeitos para os jogos Inbio Assault e Ninjas Attack.
Em 2012, gravou com a banda Cadio e teve a oportunidade de tocar com a cantora de jazz americana Holly Holmes e o guitarrista canadense Matt Warnock, que se tornou um de seus principais mentores no meio musical.
No ano seguinte, juntou-se a Guilherme de Alvarenga no projeto solo D.A.M., que trouxe uma proposta musical inovadora e permitiu um grande avanço técnico e sonoro. Em 2014, Edu voltou-se para o music business, realizando dezenas de cursos na área de empreendedorismo, educação musical, negociação, plano de negócios e marketing. Logo depois, passou a ministrar palestras sobre educação musical em uma das mais renomadas faculdades do setor.
Com a crescente projeção internacional do D.A.M., a banda recebeu destaque em centenas de reviews ao redor do mundo, incluindo a prestigiada revista japonesa Burrn!, atraindo o interesse da gravadora japonesa Stay Gold Records, com a qual assinou contrato por alguns anos. Durante esse período, Edu gravou linhas de guitarra nos EPs Phantasmagoria (2014) e Premonitions (2016), além do álbum The Awakening (2014). Seu trabalho no EP Premonitions o levou a ser eleito o 10º melhor guitarrista nacional pelos leitores da revista Roadie Crew.
A realização de grandes sonhos marcou essa fase da carreira de Edu. Ele foi convidado para uma jam session com um de seus maiores ídolos, Paul Gilbert (Mr. Big), e dividiu o palco com guitarristas consagrados como Edu Ardanuy (Sinistra, ex-Dr. Sin). Em 2015, junto aos companheiros do D.A.M., ministrou diversos workshops e lançou o videoclipe Reborn from the Shadows. Ainda naquele ano, teve a oportunidade de tocar ao lado do lendário Steve Vai e, em novembro, embarcou em turnê com o D.A.M. pela Argentina. De volta ao Brasil, participou do show de Ricardo Confessori (Shaman, ex-Angra) em Belo Horizonte.
Em 2020, lançou seu primeiro EP solo, Scream of Insanity, que conquistou a 17ª posição entre os melhores álbuns do ano segundo os leitores da Roadie Crew, além de novamente figurar entre os 10 melhores guitarristas nacionais (2014 e 2020). No mesmo ano, lançou o EP Let’s Go com a banda Loss, cujo videoclipe de Burn Inside foi exibido na TV em rede nacional. Em março de 2021, estava previsto o lançamento do segundo videoclipe da banda, Até Quando, com participação do rapper Roger Deff.
Em 2021, uniu-se à lendária banda de thrash metal The Mist, participando da gravação do EP The Circle of the Crow, produzido pelo guitarrista Alan Wallace (Eminence, No Life on Earth).
No ano seguinte, retornou ao estúdio com os companheiros do D.A.M. para gravar o último álbum da trilogia do grupo, ainda sem data de lançamento.
Em 2023, após uma temporada em Portugal, retornou ao Brasil e ao The Mist.
Já em 2024, realizou uma série de shows com a banda, que agora se prepara para o lançamento de um novo álbum e videoclipe em 2025.